A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve a aprovação de dois novos cursos de mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): Artes da Cena e de Serviço Social e Políticas Públicas. Os resultados do primeiro conjunto da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) foram divulgados em junho, após a análise do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O curso de mestrado em Artes da Cena surge para contribuir com a qualificação em pesquisa na área. Tem por objetivo articular as dimensões da prática e da teoria de forma ética e reflexiva, valorizando a autonomia do estudante-pesquisador em seu processo de iniciação e verticalização no campo da pesquisa em arte, articulando o saber local com a produção artística e intelectual em âmbito nacional e internacional.
Já o mestrado em Serviço Social e Políticas Públicas busca formar profissionais mestres com a competência necessária para enfrentar os novos desafios colocados pela contemporaneidade, e consolidar práticas inovadoras, integrando diferentes conhecimentos do Serviço Social e de distintas áreas do saber. Pretende, ainda, ampliar, fortalecer e aprimorar a produção científica no Serviço Social e nas políticas públicas e suas temáticas transversais.
Cristina Wayne Nogueira, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM, destaca que a aprovação é motivo de orgulho para a Instituição e cabe o reconhecimento ao trabalho dos grupos proponentes e do Comitê Assessor da PRPGP, que auxiliou na qualificação das propostas.
— Um dos aspectos a ser destacado é que os dois cursos de mestrado aprovados pela Capes estão em grandes áreas do conhecimento em que não há sobreposição com outros cursos na UFSM — ressalta Cristina.
Mestrado em Artes da Cena
O mestrado em Artes da Cena, de acordo com a pró-reitora, será o primeiro sediado no interior do Rio Grande do Sul, coroando uma trajetória de 45 anos da área de Cênicas na UFSM. Antes, estudantes e pesquisadores egressos dos 14 cursos de graduação e um tecnólogo em teatro e dança tinham apenas a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como opção no estado. Cristina salienta que a aprovação do curso pela Capes se apresenta como fator de estímulo a uma produção artística local.
Daniel Reis Plá, professor no Departamento de Artes Cênicas da UFSM, evidencia que o novo mestrado é fruto de um processo que durou cerca de 10 anos. A aprovação veio após a reestruturação do projeto a partir de orientações da PRPGP e da Capes, bem como do empenho de professores do Centro de Artes e Letras (CAL). A importância desse novo programa de mestrado, segundo Daniel, está no atendimento de profissionais que se formaram na área mas não tiveram a oportunidade de seguir com a formação.
— Essa pós-graduação vem facilitar a realização de projetos e intercâmbios entre pesquisadores, contemplando o processo de internacionalização da nossa Universidade — diz o docente.
Para o professor de Artes Cênicas Flávio de Campos Braga, a aprovação do curso de mestrado em Artes da Cena qualifica e fortalece a Instituição, seja no teatro, na dança, na performance, no circo e em outras áreas afins.
Mestrado em Serviço Social e Políticas Públicas
O curso de mestrado em Serviço Social e Políticas Públicas, como destaca a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM, impacta a sociedade gaúcha, pois possibilita a profissionais de Serviço Social e áreas afins cursar mestrado nessa área. O curso tem potencial para ser pioneiro no interior do estado.
— Vale ressaltar que a graduação em Serviço Social da UFSM, com dez turmas formadas, marca uma conquista histórica dessa categoria profissional no interior do estado, necessitando estar continuamente buscando uma formação continuada na área — diz Cristina.
O processo de construção do novo mestrado em Serviço Social e Políticas Públicas teve início em 2018. Cristina Kologeski Fraga, chefe do Departamento de Serviço Social, e o professor Fabio Gaviraghi destacam que foi um longo processo de espera, de elaboração e reelaboração da proposta, e que o resultado é compensador, pois após a submissão, que ocorreu somente em 2022, a avaliação da Capes foi muito positiva.
Conforme consta na ficha de recomendação para o curso de Serviço Social e Políticas Públicas, “a proposta é fruto do amadurecimento dos sete grupos de pesquisa que estão em funcionamento no curso de Serviço Social da UFSM e se organizaram em duas linhas de pesquisa e uma área de concentração para consolidar a criação do curso de mestrado”.
Implementação
Após serem aprovados pela Capes, os cursos de Artes da Cena e de Ciências Sociais e Políticas Públicas deverão ser apreciados pelo Conselho Universitário (Consu), que irá avaliar a viabilidade de criação dos cursos. Antes disso, é preciso que haja a publicação pelo Conselho Nacional de Educação. Conforme a pró-reitora Cristina, após aprovação do Consu, o prazo para implementar os cursos na UFSM é de um ano.
*Com informações da Universidade Federal de Santa Maria